Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Entrevista com Pol Pot, 1979.






Pol Pot: Porque nosso país é um país pequeno, há somente duas coisas que nós devemos fazer: 1 - deixar nosso país não se transformar Khmer Kroum (sob as regras do Vietnam). Eu conheço os vietnamitas claramente. Muitos dos cidadãos vietnamitas são bons, mas seus líderes... Eu conheço seus líderes claramente, e eu posso contar cada um de seus nomes. São tão cruéis. Têm as estratégias para dominar a terra do Camboja, e odeiam-me realmente porque eu as resisto. Eu soube tão bem. Na frente de nós, dizem uma coisa e por de trás, dizem uma outra coisa. Por exemplo, considerando à linha fronteiriça, na reunião, cada lado (Camboja e Vietnam) concordaram com a linha da fronteira. Mas por outro lado invadiram-nos e acusaram-nos de violar a linha de fronteira do país (guerra primeiramente). Mas como? Camboja é tão pequeno, poucas pessoas, e com poucas armas, e tudo que nós queremos é vivermos felizes, é só isso. Os chineses e vietnamitas, apenas querem dominar outros povos. Fizeram isso antes, e ainda estão fazendo.

Entrevistador: depois de 30 anos, os princípios politicos permanecem os mesmos?

Pol Pot: permanecem os mesmos. Ahh Yourm era o Partido do Povo. Antes ele era um Partido Comunista da Indochina. Depois ele foi dividido em três: 1- Partido Vietnamita dos Trabalhadores,, 2- Partido Revolucionário Cambojano, 3- Partido Revolucionário Laoano (Laos). Este (Ahh Yourm) foi dividido em três, mas eles (cada partido) tinham a mesma estratégia. Além do mais foram o mesmo país. Os vietnamitas chamavam os partidos de: 3 irmãos. 1º esta é a estratégia deles para proteger suas terras. Mas como podem usar o território cambojano para defender suas terras? Nós (cambojanos) temos que proteger nossa terra. 2º, eles precisam da terra para resolver o assunto da superpopulação (terra pequena com muitas pessoas). Eles pensavam que o país deles tinha muitas pessoas algo em torno 70 milhões. Então? Cambojanos também querem viver. Além do mais, meu propósito era preveni-los da tomada do Camboja.
Eu te digo, eu preferia morrer do que deixar o povo vietnamita pegar nosso território. Laos pegou nossa terra conforme a convenção (acordo) 577. Vietnã e Laos eliminaram a linha fronteiriça, do qual foi chamada de “amizade colaboracionista”. Eu fui ver o diplomata e sugeri-lo que nós tivéssemos “amizade colaboracionista” entre Camboja e Vietnã. Mas eles não responderam ao nosso requerimento em 1975. E então eles invadiram o nosso país (passaram a linha da fronteira), o qual pareceu alguém enfiando a faca em nosso coração. Como sendo líderes nós entendemos que se nos invadissem, nosso povo perderia as terras. Quando derrubaram a República Popular do Kampuchea em 1978, já tinham um plano. Eles tinham um grupo (Rr-nak-say); era alguém cujo nome era Sor Poum, depois Hun Sen , Hea Sim, e seu grupo juntaram-se aos vietnamitas. Deste quando eles (os vietnamitas) ocuparam Phnom Penh em 7 de janeiro de 1979, eles instalaram o Partido Popular (que tinha sido chamado de Partido Revolucionário Popular) para comandar o país. Heng Somrin era o chefe de estado e líder do partido (Partido Popular). Hun Sen trabalhou como diplomata e tem sido até agora. Agora o Vietnã aderiu ao ASEAN. As estratégias (dos vietnamitas) estão sendo praticadas, mas de modo diferente.

*Só consegui disponibilizar a tradução de uma parte da entrevista.
*Créditos à Ratana Ly, que traduziu o áudio original do cambojano para o inglês.


Link do áudio original:

http://www.youtube.com/watch?v=EUZTMuNFVrA

http://www.youtube.com/watch?v=5ATm0GEdv0Q&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário