Páginas

sábado, 3 de novembro de 2012

Aprendendo com Lenin


O Grande Lenin!

O mestre Lenin

Graças ao trabalho desenvolvido por Lenin e a fração bolchevique no POSDR (Partido Operário Social Democrata Russo), a partir de 1917 a revolução proletária mundial deu um novo salto à diante.

Para que esse grande salto pudesse ter obtido êxito, foram necessários vários anos de luta, tanto contra as forças sob a batuta dos czaristas quanto os lacaios da IIª Internacional, que faziam de tudo para buscar meros acordos e conter o avanço da classe operária.

Em princípios do século XX, Lênin na liderança da fração bolchevique empreendeu grande luta contra as teses oportunistas dos social-democratas que ainda hoje se fazem presentes em muitos partidos que se dizem defensores do proletariado.

Desta luta contra o revisionismo e o oportunismo, foram sacadas grandes experiências, que ressuscitaram e fortaleceram o marxismo como teoria revolucionária.

Em uma época onde predominavam as correntes capituladoras da social-democracia, certamente as teses revolucionárias dos bolcheviques a respeito da ditadura do proletariado, revolução proletária, luta de classes, serviram como uma lanterna vermelha em meio a escuridão provocada pelos social-reformistas da IIª Internacional.

Como se sabe, os reformistas mencheviques sempre tentaram de todo o modo atacar Lenin, tratando-o como “ditador”, “repressor” e “burocrata”. Podemos encontrar todo esse tipo de palavreado e outros mais ao lermos os artigos escritos por Leon Trotski entre 1903 e 1917. As mesmas ofensas trotskistas voltariam a se repetir, porém, contra Stalin, outro grande bolchevique que atuou lado a lado com Lênin.

A importância da revolução bolchevique

Exército de operários e camponeses em Moscou.
A correta linha da revolucionária marxista de Lênin foi capaz de derrubar a ideia capituladora da tomada do poder dentro do sistema parlamentar burguês.

Ainda hoje quando se fala em desferir a revolução proletária, aparecem grupos dentro e fora do partido dizendo que não existem condições subjetivas para iniciar o processo revolucionário, então, utilizam o velho argumento descontextualizado de que seria necessária a participação dentro do sistema burguês para acumular forças. Na verdade isso se torna um eterno acúmulo de forças, nem a revolução, e nem a tomada de poder chegam.

Lenin e a revolução bolchevique derrubaram outra velha idéia, a de seria incapaz de promover a revolução se não houvesse quadros com experiência nos ministérios (isso também servia como justificativa para aderir ao oportunismo eleitoreiro).

Compreendendo que o capitalismo havia chegado à sua fase agonizante, o imperialismo (termo também criado por Lenin, para definir o controle que as potências tentavam impor em todo o mundo).

Com as teses revolucionárias bem formuladas, e um partido dispondo de 33 mil quadros, no dia 7 de novembro 1917, (25 de outubro no calendário ortodoxo) inicia-se a revolução bolchevique, que pela primeira vez na história, conduziria o proletariado para o total controle do poder.

Ao contrário de toda aquela romantização e petrificação que os partidos oportunistas mostram, a revolução bolchevique não foi feita apenas de louros, houve muitos problemas estratégicos, que felizmente, forma superados. Muitos desses problemas ocorreram porque todo tipo de maus-elementos da política se uniram contra os bolcheviques: países imperialistas, remanescentes czaristas, anarquistas, liberais e social-democratas.

Como nos ensinou Stalin, “só o povo é eterno”, esse povo que escalava ao poder, em 4 anos de guerra, em meio a todo o tipo de problemas enfrentaram a invasão dos norte-americanos, britânicos, gregos, tchecoslovacos, alemães, franceses desesperados em conter a revolução proletária e a construção do primeiro país baluarte da revolução proletária mundial.

Contra-revolucionários australianos na Rússia em 1919
O pensamento de Lênin mostrou seu caráter correto, derrubando todas as teses derrotistas semeadas pelos oportunistas, e fortalecendo o proletariado em sua luta pelo poder.

Ainda em plena guerra, no ano de 1919 foi fundada a IIIª Internacional, agrupamento de partidos comunistas e revolucionários de todo o mundo, que serviu como uma ferramenta importantíssima para a revolução proletária.

O grande marxista-leninista Josef Stalin resumiu o termo leninismo como sendo “o marxismo da época imperialismo”, e realmente, as teses revolucionárias de Lenin, mostraram-se corretas e de caráter universal, sendo adotadas por partidos comunistas de todo o mundo a partir dos anos 20.

Pois bem, com a fundação da IIIª Interncional, revolucionária e anti-oportunista, os ecos da revolução bolchevique puderam ser ouvidos em todo o mundo, esses ecos faziam e ainda fazem as forças reacionárias se estremecerem. Estes ecos soaram tão profundos em alguns países, que a revolução tornou-se inevitável, como ocorreu na Hungria e Alemanha em 1919 e na Mongólia, onde o proletariado conseguiu tomar o poder em 1922.

Este tinha sido só o começo de uma série de revoluções que estourariam em todo o mundo nos anos seguintes, pois, como já foi dito, os ecos da revolução bolchevique continuam a serem ouvidos, esses ecos resultam na fundação de partidos comunistas, em preparação da guerra popular e na paranóia anticomunista.

Com a vitória bolchevique, os países que haviam participado da revolução bolchevique se uniram em torno da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, lugar onde a liberdade florescia, onde o povo pela primeira vez era ouvido, amado e respeitado, e assim foi, por mais de 30 anos, anos gloriosos, que só foram interrompidos devido a vacilação em relação a pressão exercida pelos imperialistas durante a guerra fria.

Mesmo assim, essa revolução teve seu papel importantíssimo, potencializou o marxismo em sua teoria, elevou a revolução proletária mundial para a fase de equilíbrio estratégico, serviu e continua a servir de exemplo para que outros povos possam se libertar e finalmente alcançarem o glorioso sol do comunismo!

2 comentários:

  1. Bem, vamos lá amigo.

    1° - Lênin não deixa de ser revisionista ao pregar a revolução em um país que as condições materiais não estavam prontas, já que a Rússia na época ainda era um país semi-feudal e a burguesia ainda nao estava fortalecida. Lênin reviu o marxismo, porém de uma forma positiva ao pregar a revolução proletariada guiada pelo partido Comunista.

    2° - Trotsky atacou Lênin justamente por essas questões revisionistas do programa de Lênin. Porém, trotsky ao ver que o revisionismo leninista era positivo, aderiu ao partido bolchevique. Sem falar que foi Trotsky quem comandou o CMR - Comite Militar Revolucionário, orgão do Soviete Central que tomou o poder em outubro (novembro) de 1917, baseado no pensamento que Lênin expôs em Teses de Abril.

    3° - O grande erro de Stálin foi tirar do marxismo o seu caráter dialético, tomando como verdadeira a versão marxista de Stálin. O bolchevismo foi criado por Lênin pela condição vivida na Rússia. Porém, foi levada a todos os cantos do mundo como se fosse a versão única do marxismo, o que é um erro, já que o marxismo é dialético e deve ser adaptar as diversas realidades. Isso sem falar dos tais "expurgos" que matavam antigos bolcheviques revolucionários só pelo fato de se oporem ao pensamento de Stálin. Algo qeu Lênin nunca faria a seus antigos camaradas.

    ResponderExcluir
  2. 1º Camarada, compreender, desenvolver e corrigir as leis dialéticas não é revisionismo, por isso Lenin nunca foi um revisionista, ao contrário, foi quem salvou o marxismo de continuar a ser usurpado pelos social-democratas da época. Lenin viveu em uma época onde o imperialismo já estava desenvolvido, o imperialismo é o último estágio do capitalismo. Inclusive, Lenin ensina que o revisionismo não está em adaptar ou desenvolver as leis de Marx, mas sim em alterar as bases, os fundamentos básicos, como a LUTA DE CLASSES, a necessidade do PARTIDO COMUNISTA e da LUTA ARMADA PELO PARA ESTABELECER O PODER POPULAR.

    2º Trotski cumpriu seu papel durante a revolução bolchevique, acatando a ordem do Partido em auxiliar na construção do braço armado assim como Stalin. Por um momento parecia estar se tornando um comunista coerente, porém, mostrou-se o contrário e não compreendeu direito os aportes revolucionários desenvolvidos por Lenin e Stalin sob a luz do marxismo. Por essa incompreensão, ele cometeu erros gravíssimos até o fim de sua vida. Isso começou a ficar mais claro após 1919, quando começaram a tomar uma forma mais aguda as diferenças entre os defensores de Lênin e os defensores de Trotski.

    3º Camarada, esse seu último argumento soa um tanto quanto subjetivo, vou te dizer porquê.
    Como foi dito antes, o que Lenin fez não foi revisar o marxismo, senão desenvolvê-lo, sob o princípio de que com as grandes mudanças, as leis da dialética mudam. É claro que o trabalho de Lenin e dos bolcheviques se desenvolveu na Rússia czarista, porém, esse trabalho DESENVOLVEU o marxismo, adicionou uma blindagem extra, surgiram outros aportes, algumas lacunas e pormenores foram corrigidos. Esse trabalho desenvolvido por Lenin e Stalin mostrou-se revolucionário, pois, uma teoria só pode ser revolucionária quando ela é universal. O marxismo camarada, não é um dogma, as leis dialéticas de Marx e Engels não são versículos da Bíblia, não são idéias acabadas, são coisas que estão a se desenvolver conforme o passar dos anos, esse trabalho foi seguido por Lenin, Stalin (que sintetizou os aportes de Lenin e lutou para que o leninismo não fosse considerado apenas como um fenômeno russo, assim como lutamos pela imposição do maoísmo).

    Quanto aos expurgos, o próprio Lenin disse em 1921 (estou sem a referência, mas prometo te enviar, está perdida no livro do Ludo Martens), que "de tempos em tempos é necessário fazer um expurgo dentro do partido, para livrá-lo dos maus elementos", isso é claro, foi coisa de Lenin. Stalin deu continuidade ao trabalho de Lenin, varrendo os oportunistas e agentes infiltrados no PCUS até a sua morte.

    Quanto a suposta morte de "bolcheviques", apenas uma minoria desses quadros antigos acabaram punidos, cerca de 30%, então, a maioria continuou atuando no partido e na construção socialista soviética.

    ResponderExcluir