Páginas

sábado, 17 de março de 2012

A comuna de Paris e a revolução proletária mundial.

Poster francês onde diz: VIVA A COMUNA!

Na amanhecer de 18 de março de 1871 o proletariado acordou Paris com gritos "VIVE LA COMMUNE", e com apoio da Guarda Nacional derrubaram o governo local e instauraram a famosa "Comuna de Paris".
A Comuna de Paris foi a primeira tentativa de tomada de poder pelo proletariado, porém, essa tentativa serviu de inspiração para outros levantes populares que aconteceriam nas próximas décadas e abriu com chave de ouro o período da defensiva estratégica da revolução proletária mundial.
Assim que o proletariado tomou o poder, eles fizeram mais reformas do que o governo reacionário havia feito em dois séculos, eram algumas dessas novas leis:

-o casamento livre e gratuito;
-o ensino gratuito e obrigatório;
-a supressão do exército regular sendo substituído por uma guarda popular;
-a criação de um governo laico;
-a abolição dos descontos salariais;
-jornada máxima de trabalho de 8 horas;
-supressão do trabalho noturno;
-igualdade entre os sexos;
-a ocupação de prédios vazios para que servissem de moradia para os desabrigados;
-duplicação dos salários dos professores;
-legalização dos sindicatos;

Foram muitas medidas de caráter popular, podemos citar outra como a devolução das ferramentas dos operários que estavam em penhor, a destruição da Igreja de Brea que havia sido erguida em homenagem a um dos repressores da revolução de 1848, assim como também a destruição da coluna de Vendome e o confessionário de Luís XVI.


Coluna do Vendome ao chão.
 
Quanto a organização eleitoral da comuna, Marx escreveu isso em "Guerra Civil em França", escrito em 1871:

"A Comuna era composta por conselheiros municipais, eleitos por sufrágio universal nos diversos bairros da cidade. A maioria dos seus membros eram naturalmente operários ou representantes reconhecidos da classe operária. A Comuna devia ser, não um organismo parlamentar, mas um corpo activo, ao mesmo tempo executivo e legislativo. Em vez de continuar a ser o instrumento do governo central, a polícia foi imediatamente despojada dos seus atributos políticos e transformada num instrumento da Comuna, responsável e revogável a todo o momento. O mesmo se deu com os outros funcionários de todos os ramos da administração. Desde os membros da Comuna até ao fundo da escala, a função pública devia ser assegurada com salários de operários. Os benefícios habituais e os emolumentos de representação dos altos dignatários do Estado desapareceram ao mesmo tempo que os altos dignatários. Os serviços públicos deixaram de ser propriedade privada das criaturas do governo central. Não só a administração municipal, mas toda a iniciativa até então exercida pelo Estado, foi posta nas mãos da Comuna."

Barricada organizada pela milícia da comuna de Paris
 
A comuna terminou após a ofensiva do governo burguês que havia transferido a capital para Versalhes. O governo francês fez as pazes com a Alemanha, que libertou 100 mil soldados franceses para inciarem uma ofensiva contra Paris. A milícia popular da comuna contava apenas com 15 mil efetivos. O exército burguês fez um verdadeiro massacre, matando cerca de 80 mil pessoas, e as mortes apenas cessaram porque o grande número de cadáveres poderia causar problemas de epidemia e doenças.

A comuna só durou pouco mais de um mês, porém, como já foi dito, foi a primeira tentativa do proletariado em tomar o poder e organizar uma república socialista que serviria mais tarde como inspiração a Lenin na construção da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que havia sido a primeira tomada de poder com sucesso pelos trabalhadores e que por sua vez serviria como inspiração para a tomada de poder em outros países.

"A Paris operária, com a sua Comuna, será para sempre celebrada como a gloriosa percursora de uma sociedade nova. A recordação dos seus mártires conserva-se piedosamente no grande coração da classe operária. Quanto aos seus exterminadores, a História já os pregou a um pelourinho eterno, e todas as orações dos seus padres não conseguirão resgatá-los."

(Karl Marx, Guerra Civil em França, 1871)

VIVA A HERÓICA COMUNA DE PARIS!

VIVA A REVOLUÇÃO PROLETÁRIA MUNDIAL!

HONRA E GLÓRIA A TODOS OS REVOLUCIONÁRIOS DO MUNDO!

2 comentários:

  1. Não sou um amante do comunismo, marxismo, ou sei lá o q. Só quero tentar entender porque este movimento conseguiu conquistar tanta gente? Se pela conscientização ou pela locubração mental, porque um regime onde sufoca toda a sociedade, reprime, agride e condena, mostrando a todos que dividir é o melhor caminho, mas em seus palácios toda a pompa e toda a glória, enquanto a população passa privação e fome!!!!! Veja a China, veja a União Soviética, a Alemanha Oriental, Carl Marx te mostra que a prole é o caminho, mas vive em função de si próprio.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo notei que você não é entusiasta do marxismo. Mas enfim, eu também, durante muito tempo aprendi na escola que o "comunismo é do mal" que "na URSS e na Alemanha Oriental todo mundo passava fome", mas enfim, um dia, eu resolvi me perguntar se isso tudo era realmente verdade, e fui a fundo, resolvi ir direito à fonte, no fim, descobri coisas interessantes sobre esses países. Então, quem te garante que tudo isso o que você disse seja verdade?

      Excluir