Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

O que é socialismo? O que é comunismo?

Socialismo e comunismo


É socialismo, ou comunismo?

Tem gente que se diz socialista, mas não entende o que é. Várias vertentes políticas se aproveitam para sujar o significado do socialismo como os nacional-socialistas, ou os “socialistas” bolivarianos, ambos, tem base em ideais social-democratas como: nacionalismo burguês, conciliação de classes, reformas no velho estado sem alterar as bases que o sustenta.
Enfim, o que é socialismo? O socialismo, para os comunistas, é uma sociedade de transição entre o capitalismo e o comunismo, pois, na sociedade socialista apesar das bases do velho estado terem sido destruídas, e um novo estado, sob o comando do proletariado estar sendo edificado, ainda permanecem vários elementos que se diferenciam do socialismo, como por exemplo, enquanto no comunismo uma pessoa deve ganhar e trabalhar segundo a sua necessidade, no socialismo a pessoa ganha conforme o seu trabalho, e trabalha por obrigação, no comunismo não há instituições, enquanto que no socialismo existem várias instituições, como o governo, e as forças armadas, no comunismo também não existem nem classes, e nem vestígios de classes, ou seja, a última classe que entrará em extinção é o proletariado.
Mas, existe ou já existiu algum país realmente comunista? Não. Existiram países socialistas, e zonas libertadas socialistas dentro de países capitalistas, as tentativas de se construírem colônias anarco-comunistas falharam.
Antes de surgirem as sociedades de classes, existia o comunismo primitivo, onde não havia propriedade privada, e todo o alimento era dividido segundo as necessidades de cada membro da comunidade. É claro que os marxistas não almejam o retorno a uma era primitiva, pois, as teses para se alcançar o futuro comunismo são baseadas na ciência da classe, o marxismo-leninismo-maoísmo.
O comunismo é um reino de completa harmonia, onde não há contradições de classes, pois as classes deixam de existir, mas, como é que se alcançaria o comunismo?
Para se chegar ao comunismo, deve-se primeiro consolidar o socialismo, e, o socialismo só pode ser consolidado com luta antiimperialista, economia socialista, completa união entre operários e camponeses, e diversas revoluções culturais em um espaço que perdura por décadas ou até centenas de anos, tudo isso, guiado pelo Estado, pela ditadura do proletariado.
Mas o comunismo não pode existir em um só país, como já diziam: “ou entramos todos no comunismo, ou não entra ninguém”. Pois o comunismo é um fenômeno mundial, quando a grande maioria dos países capitalistas ruírem e o socialismo for consolidado na maioria dos países, então, iniciaria a entrada para o comunismo, e, as instituições (Estado, partido, exército, polícia, etc) desapareceriam.
Para que isso possa acontecer, deve-se apoiar as guerras populares lideradas pelos partidos comunistas sob a luz do maoísmo, e aonde não há partidos comunistas maoístas, devem ser criados, para que possam guiar o proletariado na GUERRA POPULAR ATÉ O GLORIOSO SOL, O COMUNISMO!


O socialismo só poderá ser consolidado após dezenas de revoluções culturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário