Páginas

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ao dia da Heroicidade

Prisioneiros de guerra na prisão de Frontón, 1986.
 
Mensagem do Comitê Central da Organização dos Guardas Vermelhos do Brasil ao Partido Comunista do Peru-Base Mantaro Rojo em razão do 29º aniversário do Dia da Heroicidade, episódio que ficou marcado pelo massacre das forças do governo peruano a 250 prisioneiros políticos e prisioneiros de guerra que estavam nas prisões de de Callao, Frontón e Lurigancho no dia 19 de junho de 1986.



Ao dia da Heroicidade



Enviamos nossas calorosas saudações vermelhas aos camaradas do Partido Comunista do Peru-Base Mantaro Rojo.

Relembramos com espírito combativo o 19 de junho, dia da heroicidade dos prisioneiros políticos e prisioneiros de guerra que foram covardemente assassinados pelos militares do governo fascista do porco Alán Garcia.

Havia um plano para a execução massiva e sistemática dos prisioneiros políticos e prisioneiros de guerra nos cárceres peruanos. Segundo uma nota do PCP lançada em junho de 1986, um ano antes, em outubro de 1985, trinta combatentes do povo foram covardemente assassinados na prisão de Lurigancho.

As prisões do Estado podre, convertidas pelos melhores filhos do povo peruano em Luminosas Trincheiras de Batalha, se levantaram em junho de 1986 contra o plano vil de execução massiva dos prisioneiros políticos e de guerra encarcerados, porém, o plano de assassinato em massa como o dos campos de concentração nazistas enfrentaram resistência tenaz dos bravos combatentes. Ninguém que tem peito de ferro para enfrentar a besta imperialista morreria como gado. Com um esquema de organização de defesa e preparação para um combate de vida ou morte contra os planos de extermínio, Lurigancho, El Callao, e Frontón se levantaram e iniciaram a resistência, no dia 18 de junho, estremecendo o Peru inteiro com seu valoroso ato, que certamente jamais será esquecido e sempre será relembrado pelas organizações revolucionárias de todo o globo.

Naquele inesquecível dia 19 de junho de 1986, cerca de 250 dos melhores filhos e filhas da República Popular de Nova Democracia do Peru deram sua vida por todo um povo que estava e ainda está (assim como nós) debaixo das garras do capitalismo burocrático e do imperialismo. A reação apoiada por todas as instituições militares do podre governo peruano tomaram um banho de sangue, hienas que riam sobre a carne de grandes combatentes revolucionários. E isto causou desânimo? Certamente não! O grito dos revolucionários ecoou ensurdeceu os reacionários e ecoou nos ouvidos de comunistas do mundo inteiro. Ao contrário do que os fascistas esperavam, isto elevou o espírito de combatividade entre as massas os revolucionários do Peru, pois mostrou ao povo simples a verdadeira e sangrenta face do capitalismo burocrático, do governo de turnos, e isto conduziu à guerra popular no Peru à um novo e superior estágio dois anos mais tarde.

Sabemos que os governos fantoches do imperialismo, seguem se banhando com o sangue das massas, não só de guerrilheiros do exército popular, mas dos camponeses e indígenas mortos em confrontos por terras e pela defesa de suas aldeias, operários que morrem ou ficam inválidos porque para o capitalismo sua segurança vale menos que o ritmo da produção, o capitalismo burocrático se banha no sangue nas mulheres vítimas da opressão patriarcal, dos jovens das favelas sendo utilizados como linha de frente de traficantes em confrontos com a polícia, sendo meros fantoches nas mãos de um imperialismo que cria seus “vilões e mocinhos”, o capitalismo burocrático se banha no sangue dos estudantes e professores que saem às ruas reivindicando melhorias na educação. Capitalismo burocrático significa genocídio.

Com muito respeito aos mártires do dia 19 de junho, com muito respeito aos prisioneiros políticos e prisioneiros de guerra, enviamos nossa singela homenagem, assumindo o compromisso internacionalista de apoiar as massas de outros países em luta e suas organizações combativas que nos inspiram e nos enchem de otimismo revolucionário.

HONRA E GLÓRIA AOS MÁRTIRES DAS LUMINOSAS TRINCHEIRAS DE BATALHA!
VIVA A GUERRA POPULAR NO PERU!

CONVERTER TODA A AMÉRICA LATINA, ÁSIA, ÁFRICA E OCEANIA EM CEMITÉRIO DO IMPERIALISMO!

YANKEE, GO HOME!


O Comitê Central da Organização dos Guardas Vermelhos do Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário